quinta-feira, 25 de março de 2010

Endometriose

Endometriose, é um assunto feminino, que acontece na fase reprodutiva, onde a maioria das pessoas desconhece, até as mulheres (por incrível que pareça).
Trata-se de um deficiencia no ovário que na maioria das vezes é genético.


Entendendo a Endometriose...
Começaremos por partes, para que não fique confuso mas sim com fácil entendimento.

Endometriose vem do nome endometrio que é a camada que reveste o interior útero. Com isso já dá para entender donde vem essa deficiencia.
Quando se está no período menstrual, essa camada é expelida junto com a mentruação, mas no caso das portadoras é diferente, ela vai pra outras partes do corpo (bexiga, intestino, que são órgãos próximos) e acaba agredindo-os de forma com que faça que eles percam a 'proteção' e muitas vezes grudam um no outro.
Sintomas...
Cólicas fortes, dores lombares, disturbios emocionais, são sintomas básicos pré menstruais, por isso que se torna um assunto menosprezado. E também fortes dores nas relações sexuais, o que a torna mais dificultosa.
Mas não confunda com a dor normal, é tudo bem maior, bem mais doloroso, as vezes causa desmaio entre outras coisas.
Algumas mulheres tem todos esses sintomas outras só alguns deles.
Causas...
As causas são complicadas e difíceis de lidar, alguns casos só se tem dor ou infertilidade, ou então os dois juntos.
Uma pesquisa feita médico especialista em ginecologia e obstrética Dr.Sergio dos Passos Ramos médico, formado na Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP diz que:
DOR - 20%
DOR + INFERTILIDADE - 60%
INFERTILIDADE - 20%
Diagnóstico...
Não tem como ser detectada através de ultrassonografia ou exames comuns ginecológicos, por isso que o médico antes estuda todos os sintomas da paciente para que vá a fundo no assunto.
O diagnóstico é feito através de uma pequena operação para que faça biopsia e seja comprovada a 'doença', se não for feito isso nunca se terá certeza, apenas será uma grande possibilidade.
Quanto mais rápido for diagnósticado, melhor.
Lembrando que não é uma doença trasmissível e inevitável, a única coisa que dá para fazer é amenizar com um tratamento que o seu ginecologista irá encaminhar, pois cada caso é um caso.
Para entender mais sobre o assunto entre no site da Associação Brasileira de Endometriose: http://www.endometriose.org.br/
Nota da redatora: Resolvi postar esse assunto porque é muito desconhecido mas que pode mudar a vida da mulher que está com dificuldades em ter filhos. Consulta ginecológica é essencial. Não precisão ter vergonha, meninas, é bom ir com frequência para futuramente não ser surpreendia e conseguir engravidar sem problemas. Sabia que o maior caso de mulheres que tem dificuldade em engravidar é por causa da endometriose? Pois bem, e isso acaba ocorrendo pela falta de tratamento e pelo medo de uma consulta.
Aqui está um pouco do meu conhecimento sobre esse derramador de lágrimas femininas. Enviem sugestões de assunto, assim as postagens serão mais frequentes.



Beijão, @crischalloub

Um comentário: