terça-feira, 23 de março de 2010

Dia mundial da Água!


Gente eu sei que o dia Mundial da Água foi ontem, mais houve uns imprevistos e não deu tempo para eu postar.. desculpe. Então, vim postar sobre o assunto que acho muito importante e creio que todos devem achar, pelo menos os que se preocupam com a nossa natureza.

'Falta de água ameaça o mundo'


Uma organização não-governamental da Grã-Bretanha está advertindo que duas em cada três pessoas em todo o mundo correm o risco de ficar sem água até 2025.

A Tearfund está publicando nesta quinta-feira, Dia Mundial da Água, um relatório em que apresenta maiores detalhes sobre o problema da escassez de água nos países em desenvolvimento.

Segundo a ONG, o consumo mundial de água cresceu duas vezes mais rápido do que a população mundial no último século - e os países mais pobres devem sofrer com isso, nos próximos anos.

Ainda de acordo com o relatório da Tearfund, a maioria das pessoas sem água vão ser forçadas a deixar seus lares, provocando novas ondas de imigração.

Alimentos

Um dos piores efeitos da falta de água será o aumento do preço dos alimentos.

Em 2025, a Tearfund acredita que o volume de água necessário para produzir comida deve aumentar em 50%, devido ao crescimento populacional e à demanda por melhor qualidade de vida.

Como resultado da falta de água, a produção mundial de alimentos ameaça diminuir em 10%.

Em média, 70% da água mundial é usada na agricultura, mas na Ásia essa proporção cresce para mais de 90%.

Num mundo com cada vez menos água disponível, os países mais pobres vão ter que escolher se usam a água para irrigação, ou para uso doméstico e industrial.

"Para o 1,3 bilhão de pessoas que vive com US$ 1 por dia, o aumento do preço dos alimentos resultado da falta de água pode ser fatal", diz o relatório da Tearfund.

Gerenciamento

A ONG afirma que uma série de favores colaboram com a crise que se avizinha, entre eles o fracasso dos países em desenvolvimento em regular, gerenciar e investir em seus recursos hídricos.

Quando esses problemas se juntam ao crescimento da população, o quadro fica ainda mais grave.

A população da China, por exemplo, deve crescer de 1,2 bilhão hoje para 1,5 bilhão em 2030, enquanto a demanda por água deve crescer 66% no mesmo período.

Na Índia, para resolver o problema da água a curto prazo, a Tearfund identifica o uso não-sustentável da água de lençóis freáticos. Nova Deli, por exemplo, deve esgotar suas reservas dentro de 15 anos.

Outro fato que aumenta a preocupação com a falta de água nos próximos anos é o aquecimento global - alguns cientistas prevêem um aumento na ocorrência de secas e o surgimento de mais desertos.
Li, achei, interessante e resolvi postar aqui em nosso blog. As pessoas deviam se conscientizar mais e dar mais valor a água que cada dia mais está diminuindo. Economize água, porque lá na frente, num futuro que esta bem próximo, nós vamos notar a diferença que a água irá nos fazer, o desespero das pessoas, a sede. Um ser humano consegue viver provavelmente cerca de 3 a 5 dias sem água. Seres humanos mais saudáveis conseguem sobreviver por mais um dia ou, talvez, mais tempo, mas não muito mais.
Nós conseguimos viver mais tempo sem alimento do que com a própria água ai que agente o quanto ela é importante e o quanto ela pode nos fazer falta, vamos se conscientizar e dar mais valor a nossa água e para depois não falarmos: só dei valor depois que perdi.
@raffiglesias

2 comentários: